Educação


   Considero essa a grande contribuição da Arteterapia para o desenvolvimento humano na atualidade. Como a geração adulta atual, em sua esmagadora maioria, foi educada dentro da idéia da soberania do intelecto/pensamento racional como via de aquisição de conhecimento, assim está fundamentada a estrutura de ensino que predomina hoje, embora equivocada e obsoleta.



    Repressão de emoções, sentimentos, sensações e expressão pessoal, frequentemente culminam em violência e/ou enfermidade. A criatividade sem espaço costuma gerar uma agressividade destrutiva e às vezes explosiva, onde poderia acrescentar algo de melhor e de novo para si mesmo e todo o círculo humano.
   Os processos arteterapêuticos têm a propriedade de auxiliar na liberação do uso das demais funções da consciência (sentimento, intuição e sensação), que encontram-se suprimidas ou hipodesenvolvidas.
   Arteterapia é um caminho que se oferece a esta função, que talvez fosse destinada principalmente à Arte, campo ainda imensamente subjugado no contexto escolar de modo genérico.
    O uso de recursos arteterapêuticos, mesmo sendo limitado nas escolas, semeia e cultiva em crianças e jovens, o desenvolvimento integral da personalidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário