Saúde


             A Arteterapia tem ganhado espaço na área da Saúde (Psicologia, Medicina, etc), gradativamente. Seu uso na área médica expande-se em caráter de Humanização de clínicas e hospitais, como recurso terapêutico no resgate da Saúde Mental no ambiente psiquiátrico, e como recurso auxiliar ou paliativo em Clínica Médica, Oncologia, Pediatria, etc.
          No vídeo a seguir, o médico pernambucano Dr. Paulo Campello informa sobre a inserção da disciplina de Arteterapia no curso de graduação em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas do Recife, a partir do ano de 2007. Esse pioneirismo representa fantástica contribuição para o progresso do Sistema de Saúde no Brasil.


           Nas poucas publicações científicas da área médica  atualmente sobre o tema, é evidente a expansão da qualidade de atenção à saúde, quando o médico incorpora a sensibilidade e outros atributos humanos à sua formação técnico-intelectual. O poema seguinte foi escrito por um paciente em tratamento arteterapêutico (extraído da monografia do homeopata carioca Alex L. F. Xavier - 'Arteterapia diante da Aids, um coquetel holístico e criativo', de 2010):

 O portador

o portador porta o vírus
e algumas coisas claras:
um canivete suíço
uma camisa amarela,
um par de óculos na cara
o portador porta o vírus 
e outras coisas obscuras:
poemas que ninguém leu, 
canções que ninguém ouviu
e uma esperança danada!
como a moeda em seu bolso,
o portador porta a vida,
e a morte, seu outro lado.
Cara ou coroa? Que importa?
Já conhece essa jogada
sabe que isso que porta
não lhe serve pra nada
se com isso não fizer
aquilo que está na cara:
do medo da morte, a vida;
do vírus, uma virada."


Nenhum comentário:

Postar um comentário